O behaviorismo marca o princípio das técnicas de adestramento animal e análise comportamental humana, um grande marco para psicologia. Estudadas até hoje nas Faculdades e em muitos Cursos de Ciências da Mente.
O Behaviorismo Metodológico, considera um estimulo não condicionado (Ex. um pedaço de carne | cortar cebola) a uma resposta natural do organismo não condicionada (Ex. Salivar | chorar).
Os Behavioristas Metodológicos por meio do condicionamento operante inserem um estimulo neutro (Um sino ou O Clicker) e nesse momento a pessoa ou animal passa a salivar com o Sino ou o Clicker, (resposta condicionada).
Os pesquisadores amaram a compreensão desse tipo de conhecimento do Behaviorismo Clássico, mas viram algumas limitações que você poderá perceber que foram supridas no Behaviorismo Radical por meio do condicionamento operante.
O Behaviorismo Radical considera que o comportamento tende a se repetir se recompensado e que ele tende a se extinguir se punido e esse processo é considerado o condicionamento operante.
O sistema de premiação ou punição é chamado de reforço, esse pode ser: positivo, negativo ou punitivo.
Por reforço positivo temos um prêmio como um pedaço de carne para nosso cachorro, um carinho, falar dengoso, por reforço negativo temos brigar com o cachorro e por punição você pode borrifar o desodorante em seu cão para que ele não suba no sofá ou dar uma palmadinha no traseiro dele pra deixar claro que um comportamento não é bem vindo.
Existe uma complexidade maior nesse sistema de reforço que vemos no curso, mas se você entender a premissa do behaviorismo irá entender muita coisa do adestramento de seu cãozinho.
Confira agora uma aula prática sobre como ensinar o seu cão a vir quando você chamar
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 Comments:
Postar um comentário